Performace OpenGL placas AMD VS Nvidia… Desacaso, incompetencia ou má vontade? parte III

Depois dos ultimos testes comparando windows vs linux pedi ajuda de alguns usuários do forum Framebuffer que testassem também em outras placas AMD e Nvidia os benchmarks no windows via OpenGL para comparação de performace e desobri uma coisa interessante….

DirectX-OpenGL_f

Para quem não acompanhou os posts anteriores seguem os links abaixo:
Parte I – AMD e o descaso com os usuários, drivers linux proprietarios, Parte I
Parte II – Comparação de performarce Windows e Linux para os drivers AMD, descaso? parte II


PS: este post está a um bom tempo como rascunho decidi postar pra dar um complemento no assunto tratado anteriormente. desculpem se esqueci de adicionar algo para complementar, estou sem tempo para arrumar este post ou fazer outra continuação.


Comparativo Nvidia e AMD no windows com os ultimos drivers testados

Devido ao baixissimo resultado no windows para os testes no Unigine Valley 1.0 usando opengl, nesse caso o linux teve uma performace ate melhor, mas ainda muito inferior ao que seria o ideal para jogar (por volta de 60fps) devido a esse fato não acho que seria merecedor de elogios.

Então vamos aos testes no windows e um do Ubuntu seguido das especificações utilizadas em cada teste.

AMD
5970
Testados por Gunstorm(quem redige este post)
Especificações do pc utilizado:
Core i7 920@4.0ghz
RAM OCZ 3P16004GK DDR3 4GB
Fonte Corsair tx950w
ubuntu xWindows7oglxwindows7dx11
ubuntuwin7oglwin7dx11

6970
Agradecimentos a Thiago_Mreck por contribuir com os testes
Especificações do pc utilizado:
Core i7 3930K@4.0ghz
RAM DDR3 16GB Gskill Ripjaws
thiago merk ogl win7

7970Ghz Edition

Agradecimentos a D3lta por contribuir com os testes
Especificações do pc utilizado:
Core i7 920@3.8ghz
Windows8

OpenGL
deltaopengl

Directx11
deltadx11

7000m

Agradecimentos a Julio Cesar Brito da comunidade Unbunted no G+ por contribuir com os testes
Especificações do pc utilizado:

Nvidia
GTX670
Agradecimentos a Darktag por contribuir com os testes
Especificações do pc utilizado:
Corei7 920@3.9ghz
RAM 6GB DDR3 OCZ
darktag

GTX680
Agradecimentos a Shaft por contribuir com os testes
Especificações do pc utilizado:
Core i7 2600K@4.5Ghz
RAM DDR3 8GB Corsair Dominator GT

ati-ogl-sucks


Conclusões:

Depois de analizar os testes no windows via opengl pela Unigine Valley o que pude perceber foi que a AMD está oferecendo um fraquissimo suporte ao OpenGL em suas placas gráficas para desktop, tornando praticamente impossivel de se jogar alguns jogos em OpenGL com recursos graficos avançados como os filtros de anti aliasing(AA,MSAA,FXAA e etc), o que nas placas da Nvidia não aconteceu, mesmo que a performace ainda fique abaixo do directx11 nas NVIDIA..Já em directx11 no windows as Nvidia aparentemente pelos testes no topico da framebuffer levam alguma vantagem, apesar de não ser tão grande a ponto de condenar as placas AMD, que se mantem na briga de performace, além dos testes realizados pela unigine heaven essa queda de performace para as placas da AMD também ocorrem em outros jogos opengGL principalmente ao ativar os filtros de AA, tanto no windows quanto no linux, mas nesse caso aparentemente o windows é mais atingido com a queda de performace.

um fator que ficou na minha cabeça é se os testes tanto da comunidade quanto proprietarios estão com resultados tão abaixo dos 60fps talvez indique que há algum problema com o hardware da AMD relacionado ao OpenGL nos desktops ja que a AMD com as placas profissionais tem um rendimento muito superior as demais concorrentes, porém não posso afirmar esse fato com certeza, deixo a duvida no ar para se algum leitor com maior conhecimento na arquitetura das placas da AMD possa opinar sobre esse assunto.

Em questões de compra atualmente eu recomendaria para quem pretende jogar jogos em Linux ou OpenGL no windows comprar placas NVIDIA ja que por consultas na web facilmente podemos perceber que a AMD sempre pecou ao pisar nesse terreno, e as NVIDIA mostraram uma vantagem considerável no opengl e se dão muito bem também em directx11 podendo supor ser a mais completa no mercado para diferentes APIs no desktop, e se quiser ainda assim insistir na AMD para jogos em multi plataforma, ja que o preço das AMDs costuma ser muito mais atrativo, ate o momento meu conselho será ‘DESLIGUE OS FILTROS’ e tenha um bom gameplay.

API vs API, OpenGL vs DirectX 11 … não vi NENHUM motivo para dizer qual seria a vencedora visualmente, pra mim ambas ficam com a MESMA beleza, o que ouço dizer da dificuldade de se programar algo para OpenGL é o fato do mesmo ser uma ‘colcha de retalhos’ com varios recursos mistos open e proprietarios, o que ao meu ver não seria ruim porem…. aproveitando o recente incentivo da valve com o steam para a migração dos usuários de plataforma se isso for um problema não seria a hora de talvez reescrever o OpenGL otimizando todos os processos e linhas de codigo do mesmo? e ao mesmo tempo repensar a forma de gerir os drivers da AMD? e até mesmo da NVIDIA para dar um gás na concorrência das APIs?

A unica API que encontrei capaz de concorrer com o directx11 é o OpenGL com a unica diferença que o directx11 somente está disponivel para plataformas da microsoft, enquanto o OpenGL esta presente no windows, no linux, no OSx, nos androids, nos iphones, etc etc etc…. e a concorrência nesse caso somente favorece o próprio consumidor. Caso contrario sem concorrência, continuaremos vislumbrando “melhorias” como dx10.1 e dx11.1 pouco significativas com a intenção de ‘empurrar’ novas placas e Sistemas Operacioanis com um marketing não tão sincero.

Alegações como OpenGL não é expressiva nos games é conformismo ou cinismo ao meu ver no cenário apresentado.

Obs:. Torcendo para o proximo TES vir com esse visual de Valley no PC ^^

E desculpem se ofendi algum usuário por suas preferências e opiniões diferentes das que expressei nos 3 posts, o veredicto não posso dar definitivamente por falta de ferramentas multiplataforma com experiencia proxima de gameplay com visuais tão elegantes quanto as usadas para esses testes… até a proxima.

Fontes: Contribuições dos usuários do site Framebuffer.com.br e Meus testes.

Anúncios

4 Respostas para “Performace OpenGL placas AMD VS Nvidia… Desacaso, incompetencia ou má vontade? parte III

  1. Pingback: Comparação de performarce Windows e Linux para os drivers AMD, descaso? parte II | Doncoruja

    • a minha idéia é realmente fazer um hands on como na matéria citada, mas estou sem um HD para fazer a instalação do steamOS e fazer a análize em texto e video no momento, provavelmente quando sair uma versão mais estável da SteamOS eu ja esteja com um novo HD dedicado somente a ele, ou em dual boot aqui com meus outros 2 S.O.s para fazer a análise textual e video análise para postar aqui no blog, da instalação ao uso.

Deixe um comentário sobre o post

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s