AMD e o descaso com os usuários, drivers linux proprietarios, Parte I

Estava no hype para migrar finalmente definitivamente para o ubuntu, e tirar o windows da minha maquina por conta do steam, mas fui travado pela AMD e seus drivers oficiais não funcionais mas acabei ficando preocupado com a saúde da minha placa de vídeo a minha guerreira Radeon HD5970 .

opções do driver pra linux a esquerda e do windows a direita

Opções do driver pra linux a esquerda e do windows a direita

A minha placa de vídeo que no windows com o controle manual das fans pelo catalyst > amdoverdrive consigo facilmente configurar a velocidade das fans da gpu e assim ter o controle mais satisfatório de barulho quando não estou jogando e temperatura aumentando os RPMs da fan enquanto estou jogando.

cccwindows

Mas graças a grande incompetência da AMD de não fornecer um driver decente, e com os controles de performace das placas no linux estou facilmente chegando a 81º,…. isso mesmo 81º jogando team fortress 2 ou rodando a unigine heaven 4.0, ou unigine valley 1.0 para testes de benchmark gerando travamentos, artefatos e reinicalizações, além do risco de queimar.

Descobri que existe uma maneira de realizar esse procedimento pelo site do Axel Kohlmeyer definindo a fan pela variável Display e executando um comando pelo terminal #aticonfig –pplib-cmd “set fanspeed 0 80” porem parece que a sintaxe mudou em alguma versão e vejo varios usuários reclamando que o procedimento não funciona em alguns foruns pela web… e o Axel ainda comentou comigo que além do comando ‘–pplib-cmd’ não existir documentação oficial da AMD ainda comentou que a amd tem uma “mania feia” de modificar as sintaxes sem aviso quando atualiza a versão de seus drivers.

E pra melhorar a situação ainda descobri que no team fortress 2(somente testei ele ate o momento para esse caso) o driver open source no ubuntu 12.10 e no 13.04(ainda em versão alpha) tem um desempenho superior aos drivers proprietário da AMD 12.4, 13.1 e 13.2 beta3.
Desculpem o post report meio desabafado, mas esse pode ser meu testamento de despedida da AMD para a próxima geração de GPUs se não houverem mudanças significativas na forma de tratar o consumidor apresentando um driver relaxado, quando pretendia fazer meu upgrade. porém…. depois do dedão do Linus para a nvidia  e do comentário de um usuário(Bruno) neste post da Brlinux nem sei se existe fabricante de VGAs com responsabilidade e respeito com seus consumidores.
criei um bug report para a AMD sem resposta ainda, mas aguardando… quem sabe…

Solução?

Pra resolver o problema da fan que não consigo configurar a rotação no linux, editei a bios da 5970 pra aumentar a rotação mais cedo…. resultado… nem no windows n preciso mais me preocupar com controle manual da fan, agora ta redondo xD

A esquerda BIOS original a esquerda BIOS modificada

A esquerda BIOS original a esquerda BIOS modificada

todos os testes realizados com as mesmas configs…

2xAA quality ultra 1080p core i7 920@3.8ghz hd5970stock biosmod apenas na rotação da fan via rbe.

Linux = Ubuntu 12.10 kernel 3.5 driver proprietário 13.2beta3 – Opengl
Windowstest1 = Windows 7 driver 13.2beta5 – Opengl
Windowstest2 = Windows 7 driver 13.2beta5 – Directx11

Comparação dos resultados Unigine Valley

Comparação dos resultados Unigine Valley

Confira a cntinuação do post
Parte II

2 Respostas para “AMD e o descaso com os usuários, drivers linux proprietarios, Parte I

  1. Pingback: Comparação de performarce Windows e Linux para os drivers AMD, descaso? parte II | Doncoruja

  2. Pingback: Performace OpenGL placas AMD VS Nvidia… Desacaso, incompetencia ou má vontade? parte III | Doncoruja

Deixe um comentário sobre o post